A primeira música Sertaneja gravada no Brasil

A primeira música sertaneja-Caipira gravada no Brasil

Nesse artigo iremos falar sobre a  primeira música Sertaneja-Caipira gravada no Brasil.

Não há como negar que a música sertaneja vem crescendo a cada dia no Brasil, dominando disparadamente o mercado fonográfico nacional e  sendo um dos poucos gêneros musicais que ainda vendem discos. Mas você já se perguntou qual foi a primeira música sertaneja gravada no Brasil ? Aposto que a maioria das pessoas nunca chegaram a pensar nessa questão.

 

O INÍCIO

Por volta de 1910 já haviam duplas de moda de viola por todo canto. Anos depois com o surgimento do disco, as gravadoras se recusavam a gravar essa música rural. Quem iria comprar um disco onde dois camaradas cantavam gritado com erro de português? Isso durou algum tempo até que Cornélio Pires, o jornalista e poeta de Tietê –SP fez uma aposta e produziu o primeiro disco de música caipira.

A primeira música Sertaneja-Caipira gravada no Brasil
Mariano e Caçula

Ator, humorista, homem de letras, mas também homem de ação, Cornélio Pires é um dos primeiros intelectuais a valorizar a cultura caipira. Foi através dele que a música sertaneja-caipira conseguiu chegar à mídia. Chegou a formar em torno de si um grupo de artistas do povo com origem rural. Eram os caipiras do Cornélio.

Para conseguir gravar a música caipira, Cornélio arrumou dinheiro e bancou a produção de 5 discos 78. A primeira música gravada foi Jorginho do sertão com a dupla Caçula e Mariano que é o primeiro disco de moda de viola do Brasil.

Em duas vozes, Mariano e caçula, juntamente com a viola, Contavam a história de um homem  inteligente e trabalhador chamado Jorginho do Sertão.

 

Mas o que aconteceu com os primeiros discos de música caipira, aqueles bancados por Cornélio Pires? Sucesso! Saiu como água! Nessa época o Brasil era predominantemente rural, 70% da sua população moravam no campo. Também nessa época o rádio começava a viver sua fase de ouro, todas as gravadoras passaram a ter sua linha caipira, contratando e mantendo duplas sertanejas exclusivas. E assim, com o decorrer do tempo o sertanejo foi ganhando mais admiradores.

Acompanhe o Blog para descobrir mais curiosidades do mundo Sertanejo

 

 

2 thoughts to “A primeira música Sertaneja gravada no Brasil”

  1. Bom dia a história da música sertaneja raízes polcas pessoas sabem as origens e quem foi afitriao de dar opurtunida de para sertanejo soltar as vozes dentro do estúdio e gravar a primeira música sertaneja no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *